Olá pessoal, venho aqui mais uma vez trazendo uma pequena dica, mas muito útil. Você já chegou a instalar o seu sistema operacional, independente da distribuição e quando foi executar algum comando como sudo ou até mesmo se autenticar como sudo e recebeu a mensagem “usuario não está no arquivo sudoers. Este incidente será relatado.”. Bom irei mostrar abaixo como resolver de forma bem simples e definitiva.
Existem duas formas de realizar o procedimento. Adicionando uma linha no arquivo “/etc/sudoers” ou criando um arquivo dentro de “/etc/sudoers.d/”. No meu caso, irei criar um arquivo com o nome do meu usuário dentro de “/etc/sudoers.d”.
Verifique se existe a linha “#includedir /etc/sudoers.d” no arquivo “/etc/sudoers”. Caso não exista, adicione ela no arquivo.
Iremos criar o arquivo “user” dentro de “/etc/sudoers.d”
# echo 'user ALL=(ALL) ALL' > /etc/sudoers.d/user
Pronto. Feito isso, basta verificarmos logando como sudo e obtendo o resultado abaixo
# sudo -i
Presumimos que você recebeu as instruções de sempre do administrador de sistema local. Basicamente, resume-se a estas três coisas: #1) Respeite a privacidade dos outros. #2) Pense antes de digitar. #3) Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. [sudo] password for user:
Deixe um comentário