Bom, há um bom tempo atrás na minha primeira instalação com imagem minimal do CentOS, perdi um pouquinho de tempo para habilitar a interface de rede no meu servidor no boot, resolvi então criar esse post para ajudar um pouco à quem necessite desta dica.
A opção “ONBOOT” vem desabilitada por padrão a partir da versão 6 do RHEL/CentOS, imagino eu que por razões de segurança. Porém, mesmo em versões minimal existe a possibilidade de habilitar a interface automaticamente durante a instalação, na opção “Configurar Rede”, “Editar” e marcando a opção “Conectar automaticamente”, conforme a imagem abaixo.
Mas enfim, para você que não ficou atento durante a instalação, basta alterar no arquivo de configuração de interface a opção “ONBOOT” de no para yes
# vi /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0
DEVICE=eth0 HWADDR=08:00:27:0C:E6:46 TYPE=Ethernet UUID=f7896960-2870-4dba-821c-d78f8f1ff38a ONBOOT=yes NM_CONTROLLED=yes BOOTPROTO=dhcp
Após a alteração, basta reiniciar o serviço de rede e se você tiver um servidor dhcp configurado na rede, a interface já irá receber um novo endereço de IP.
No RHEL/CentOS 6.x
# service network restart
No RHEL/CentOS 7.x
# systemctl restart network.service
junho 14, 2018 at 13:02
Boa tarde.
No Red hat 7.4, ao alterar a resposta do onboot para “no”, a interface não é desativada. Como fazer para que uma interface seja desativada dentro das configurações do arquivo ifcfg-enccw0.0.0800 ou ifcfg-enccw0.0.0600 ?
Vale lembrar que não quero apenas desativar pelo ifdonw, quero que fique desativado até que eu queira reverter a situação.