Olá pessoal, venho hoje com mais um post sobre o OCS Inventory. Hoje irei criar um script que irá executar o “OcsLogon.exe” passando os parâmetros apropriados à ele. O pacote “OcsLogon.exe” vem acompanhado do pacote OCS Inventory NG Agent quando feito download.

Por padrão o OcsLogon na hora que executado irá primeiramente checar se o OCS Inventory NG Agent está instalado, caso não esteja, ele irá buscar o OCS Inventory NG Agent no Communication Server utilizando a URL “http://ocsinventory-ng/ocsinventory”. Seguem abaixo alguns parâmetros aceitos pelo OcsLogon.

– /PACKAGER instala o “ocspackage.exe” (veja neste post como criar um “ocspackage.exe”) através do servidor especificado em “/SERVER”; caso o usuário não tenha privilégios de administrador na máquina;

– /GPO informa no script que o arquivo a ser instalado deverá ser baixado no mesmo diretório que está o “OcsLogon.exe”, esta opção deverá er utilizada em caso de uso de GPO, para o OcsLogon não buscar o instalador do agente no Communication Server (não iremos utilizar neste post);

– /URL=http[s]://ip-do-servidor:porta/caminho-do-arquivo-para-download.exe informa no script que o arquivo a ser instalado está na URL informada, diferente do padrão no Communication Server.

– /DEPLOY=a.b.c.d garante que a versão do agente informada será instalada na máquina, só funcionará se para atualização de versões anteriores à informada;

– /FORCE força a reinstalação do agente, mesmo se existir uma versão mais atual que a  utilizada;

– /TIMEOUT=x modificar o timeout padrão que é 60 segundos, deverá ser informado o valor em millissegundos;

– /UNINSTALL desinstala o agente ao invés de instalar;

Também podem ser inseridos parâmetros para a instalação do agente:

– /SERVER=http[s]:/ip-do-servidor:porta/ocsinventory, para utilizar uma diferente URL para connectar ao OCS Inventory NG Communication Server.

– /NO_SERVICE não registra o OCS Inventory NG Agent no gerenciador de serviços do Windows. O agente somente será executado ao executar o script do ocs, e não através do serviço do Windows;

– /EDITLOG exibir logs gerados do OcsLogon através de utilização de /DEBUG. Esse parâmetro somente funciona com script do ocs ou GPO.

Nota: O OcsLogon.exe sempre cria um arquivo de log “OcsLogon.log” em uma pasta temporária, geralmente em “C:\Documents and Settings\User Profile\Local settings\Temp” ou “C:\Users\User Profile\AppData\Local\Temp”.

Utilizando o script ocs:

– Copie o arquivo “OcsLogon.exe” para uma pasta compartilhada na rede, recomendo na pasta “netlogon”, pois a mesma terá acesso de leitura para todos seus usuários do domínio.

– Vamos criar um arquivo “ocs.bat” e através do bloco de notas inserir o local do compartilhamento com o arquivo “OcsLogon.exe” e seus parâmetros.

\\servidor-de-arquivos\compartilhamento\OcsLogon.exe /PACKAGER /SERVER=http://ip-do-servidor/ocsinventory

No caso acima, somente estou utilizando o parâmetro /PACKAGER (para informar que irei utilizar o ocspackage.exe e não um agente padrão) e o /SERVER seguido do caminho do Communication server.

Recomendo que o script “ocs.bat” seja salvo na pasta “netlogon” (também poderá ser adicionada somente a linha do script ocs.bat em um script de logon já existente, caso não necessite utilizar um novo script) para ser mapeado para todos o usuários e por fim quando os usuários realizarem novos logons, o OCS Inventory NG Agent será instalado ou executado conforme os parâmetros inseridos.

Dúvidas, comentários, sugestões?

comments